<![CDATA[Marketerapia - Blog]]>Mon, 28 Aug 2017 20:57:20 -0300Weebly<![CDATA[Iniciativa x Acabativa - O saber e o fazer]]>Mon, 28 Aug 2017 19:01:27 GMThttp://marketerapia.elloconsultores.com.br/blog/iniciativa-x-acabativa-o-saber-e-o-fazerImagem
Iniciamos a semana com o pensamento de Peter Drucker : "O conhecimento era um bem privado associado ao verbo saber. Agora é um bem público ligado ao verbo fazer.."

​Devido meu trabalho na consultoria, principalmente na implantação ou reestruturação do setor de marketing, há muito entusiasmo, euforia e iniciativa, mas a melhor sabedoria é definir e monitorar as métricas para que o trabalho chegue ao final bem concluído.

​Este tema também é abordado no podcast do Café Brasil
 "Iniciativa e Acabativa" eu recomendo a escuta.

]]>
<![CDATA[Pense mais sobre sua marca]]>Wed, 31 May 2017 21:52:25 GMThttp://marketerapia.elloconsultores.com.br/blog/pense-mais-sobre-sua-marcaImagem
Falar da importância, da periodicidade de manter os clientes atentos a marca da empresa não é novidade.

Agora, distinguir a marca da sua empresa da concorrência nem sempre é  a preocupação das empresas. Muitas dão ênfase aos seus produtos e serviços e esquecem das suas marcas. Tudo deve ser muito bem combinado, aquilo que está se vendendo deve refletir o propósito da marca, ou seja a personalidade da empresa.

Este tema é bem detalhado no artigo de Antonio Carlos Soares da Endeavor publicado no blog da Runrun it. O autor expõe conceitos de marca (brand marketing) ditos por diferente especialistas de marketing. 

Tal comportamento é mais comum nas grandes empresas, exemplo: o Banco Itaú abraçou a causa da acessibilidade, a Dove entendeu que é preciso estimular a autoestima feminina e assina uma campanha mundial reconhecendo a diversidade. 

Mas o pequeno empresário, também deve se posicionar, defender algum ponto de vista que interfere em negócio, seja no campo social, ambiental, econômico, diversão, lazer, etc. Depois da causa escolhida, o próximo passo é criar conteúdo envolta do tema, como apoiar ONGs ou promover suas próprias ações sociais, isso tudo gera história para ser contada na publicidade.

Não na propaganda! Pensem nisto.

Marca também tem é design e seu propósito deve ser o centro da estratégia de negócio. Entenda mais deste tema na entrevista de Leandro Herrera fundador da startup Tera com Guilherme Neumann head de Design do Nubank publicado na site da Endeavor.


Imagem
Espero que estas informações sejam úteis em seu negócio. Em oito anos na consultoria de marketing, ajudei dezenas de empresas a implementar estratégias de lançamento de produtos, relacionamento com clientes, criação de conteúdo, participação em feiras, produção de seus próprios eventos e publicações, etc.

​FICOU COM DÚVIDAS? COM VONTADE DE PERGUNTAR MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO?
CLIQUE AQUI E AGENDE UMA CONSULTORIA ONLINE COMIGO.

]]>
<![CDATA[Personas – Público Alvo são pessoas de verdade]]>Wed, 31 May 2017 21:40:08 GMThttp://marketerapia.elloconsultores.com.br/blog/personas-publico-alvo-sao-pessoas-de-verdadeImagem
Compartilho o  podcast da Tracto com várias referências e exemplos de personas para facilitar a construção de uma campanha publicitária.

O princípio é a base do marketing: saber quem é o público de forma ampla e individualizada. Para isto é preciso de um apurado processo de pesquisa para identificação do comprador, ou seja da pessoa de forma individual e esta máxima também funciona para o B2B.

Ouça o podcast por aqui. soundcloud.com/tractobr

Imagem
Espero que estas informações sejam úteis em seu negócio. Em oito anos na consultoria de marketing, ajudei dezenas de empresas a implementar estratégias de lançamento de produtos, relacionamento com clientes, criação de conteúdo, participação em feiras, produção de seus próprios eventos e publicações, etc.

]]>
<![CDATA[Conheça diferentes ferramentas de automação de marketing]]>Wed, 31 May 2017 21:19:25 GMThttp://marketerapia.elloconsultores.com.br/blog/conheca-diferentes-ferramentas-de-automacao-de-marketingO portal Mundo Marketing divulgou pesquisa TechTrends 2017: Benchmarks de Ferramentas para Agências, o resultado reforça as estratégias usuais de marketing digital: 

•    landing pages E e-mail marketing: RD Station e Rock Content
•    construção de conteúdo: RD Station, Scup, Rock Content e Contentools
•    redes sociais: Hootsuite
•  CRM: Pipedrive, Hubspot e Agendor, apesar de não citado na pesquisa aqui a Ello Consultores usamos o Zoho que integra CRM, redes sociais e e-mail marketing.

Para conhecer o detalhamento da pesquisa, clique aqui.


]]>
<![CDATA[O marketing analítico]]>Wed, 31 May 2017 19:34:44 GMThttp://marketerapia.elloconsultores.com.br/blog/o-marketing-analitico​​
Não é novidade aos profissionais de marketing trabalhar com o turbilhão de informações. Novos conceitos e tecnologias são aprimorados constantemente, o que requer atualização constante. De acordo com a autora do livro "Como transformar sua organização de Marketing" Adele Sweetwood, VP Sênior de Marketing Global do SAS, afirma que os profissionais de hoje devem ser mais digitais, ágeis e analíticos. 

"A jornada de compra não é estagnada, quem atua precisa saber que haverá um constante aprendizado, porque as pessoas mudam. Por isso é importante testar várias abordagens, incorporando dados adicionais, estabelecendo novos modelos e criando estratégias de atribuição", afirma a especialista em entrevista ao portal Mundo Marketing.

Clique aqui e acompanhe a entrevista completa.

Clique na imagem e desfrute da leitura do livro.​
]]>
<![CDATA[O equilíbrio nas comunicações empresarial]]>Thu, 27 Apr 2017 23:16:57 GMThttp://marketerapia.elloconsultores.com.br/blog/o-equilibrio-nas-comunicacoes-empresarialImagem
[se prefeir ouvir - clique aqui - ]

Começarei este artigo, com um depoimento: nesta semana foram seis reuniões com pessoas de São Paulo, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro e amanhã, mesmo com o anúncio da greve geral, com a paralisação dos principais meios de transportes urbanos, ainda tenho outros encontros para fechar novas parcerias. E isto, só é possível com as reuniões online! Mesmo adepta e incentivadora dos encontros presenciais, se não fosse à internet, jamais conseguiria tal proeza em tão pouco tempo.

Entretanto, nada é tão forte no atendimento ao cliente ou na assinatura de um contrato, que o contato pessoal, o aperto de mão, o olho no olho. Os eventos presenciais jamais serão substituídos! Porém o mundo é digital e não se pode ignorar sua relevância para fomentar contatos. Um mix do presencial e digital é fundamental no relacionamento entre as pessoas e empresas.

Um exemplo desse dinamismo na comunicação, no meu negócio: quando sou consultada a identificar a melhor feira de negócios que uma determinada empresa gostaria de participar. Para isto, primeiro ato é conhecer a empresa, seja consultando seu site, pesquisando na web sobre sua área de atuação e depois uma reunião para saber quais as suas expectativas. Daí sim, depois de um breve estudo, eu posso indicação a melhor feira a participar. A próxima etapa é ajudar a empresa no preparo da sua participação na feira, e novamente, recorro à web para fomentar a divulgação da empresa no evento escolhido. Já no evento, o que prevalece é o presencial: são as conversas, os apertos de mão, as trocas de cartões e experiências, são momentos  que ficam gravados na memória das pessoas.

Gosto de expor em meus cursos e palestras à ideia de que negócios são feitos por pessoas e para pessoas”. E nada mais sincero em um relacionamento de que a confiança estabelecida por um contato presencial.

Deixo aqui minha reflexão sobre o equilíbrio das comunicações empresarias. Em tempos de economia e sociedade instável, as empresas que possuem identidade na comunicação preservam sua imagem.


Imagem
Espero que estas informações sejam úteis em seu negócio. Em oito anos na consultoria de marketing, ajudei dezenas de empresas a implementar estratégias de lançamento de produtos, relacionamento com clientes, criação de conteúdo, participação em feiras, produção de seus próprios eventos e publicações, etc.

​FICOU COM DÚVIDAS? COM VONTADE DE PERGUNTAR MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO?
CLIQUE AQUI E AGENDE UMA CONSULTORIA ONLINE COMIGO.

]]>
<![CDATA[Uma boa ideia é só o ponto de partida.]]>Thu, 20 Apr 2017 10:34:31 GMThttp://marketerapia.elloconsultores.com.br/blog/uma-boa-ideia-e-so-o-ponto-de-partidaPicture
O único momento que um negócio deve expandir é depois de testar totalmente seu modelo. Quando um produto está certo, com as pessoas e processos acertados e lucrativo. Aí sim! Deve-se buscar a expansão.
 

Este é um dos ensinamentos de Marcus Lemonins, bilionário e apresentador do programa de TV "O Sócio", onde salva empresas a beira da falência. Como o proprietário do Tonnie’s Minis:  principal destino para cupcakes de Nova Iorque. Tonnie é um ótimo cozinheiro, mas sem habilidades para administrar sua loja, logo na primeira visita do bilionário ao estabelecimento, ele verificou que a falta de processos e conhecimento dos custos de produção + pessoas, eram desconhecidos do proprietário, que não sabia que operava no vermelho, por isto, estava super endividado.
 
Mesmo com este histórico Lemonins entrou no negócio, investindo inicialmente $125.000 dólares, por 25% de sociedade, ele acreditou no negócio devido o quesito inovação, já que Tonnie criou uma venda diferente : "monte seu cupcake". Esta modalidade de venda de cupcake atraia público, mesmo a loja não sendo confortável. No início o proprietário não gostou da interferência do bilionário em seu negócio, mas acabou aceitando. Por fim, com a loja reformada, equipe qualificada e processos redesenhados; o negócio que antes operava no prejuízo, apesar de ter boa cartela de clientes, passou a ser lucrativo.
 
Marketerapia
Parafraseando um pensamento de Lemonins: "É ótimo ter boas ideias! Os empreendedores com estas aspirações tornam o negócio mais entusiasmado. Mas ter boas ideias não basta! É preciso saber executar. Caso contrário, as ideias se tornam letais para a sustentabilidade do negócio!" 
 
Assista ou ouça o podcast onde analiso o episódio.
Se preferir pode assitir ao episódio completo - Clique aqui -
 
Por fim,  uma boa ideia é só o ponto de partida!
 
Saiba quem é Marcus Lemonins

Picture
Espero que estas informações sejam úteis em seu negócio. Em oito anos na consultoria de marketing, ajudei dezenas de empresas a implementar estratégias de lançamento de produtos, relacionamento com clientes, criação de conteúdo, participação em feiras, produção de seus próprios eventos e publicações, etc.

​FICOU COM DÚVIDAS? COM VONTADE DE PERGUNTAR MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO?
CLIQUE AQUI E AGENDE UMA CONSULTORIA ONLINE COMIGO.

]]>
<![CDATA[As redes sociais não perdoam as marcas - Pepsi e Rede Globo]]>Fri, 07 Apr 2017 00:29:28 GMThttp://marketerapia.elloconsultores.com.br/blog/as-redes-sociais-nao-perdoam-as-marcasPicture
Esta semana foi marcada por notícias de empresas que tiveram de reparar suas ações após repercussão negativa de suas marcas nas redes sociais. Uma marca foi rápida em seus pronunciamentos, outra demorou e deixou o assunto tomar enormes proporções.

Na comunicação a regra é ter agilidade no posicionamento.
​Isto é mandatório em momentos de conflitos.


Um dos exemplos é da Pepsi que retirou do ar uma campanha publicitária global após receber críticas pelas redes sociais, por tratar de forma banal questões sociais, acompanhe o tema no artigo publicado no site da Folha.   

Já no Brasil, outro caso que viralizou nas redes foi à carta aberta da funcionária da rede Globo, Susllem Tonani por ter sofrido assédio sexual, pelo famoso ator José Maia. No mesmo dia em que a carta foi publicada em um blog, rapidamente foi compartilhada por outras blogueiras, e nas redes sociais. Porém a emissora levou cinco dias para manifestar-se e tomar as providências a respeito, posicionamento que deixou muito a desejar ao seu público. Se quiser saber mais, clique aqui.

Estes exemplos retrataram o quanto uma ação mal feita de comunicação ou mesmo de um comportamento inadequado de um funcionário podem repercutir negativamente nas redes sociais.

Agora traga estas realidades para sua organização. Por mais que a empresa esteja pronta para situações difíceis, ter um guia de conduta de seus gestores, CEOS e equipe de comunicação para momentos de crise, é fundamental. Assim, ninguém fica perdido caso a empresa precise se posicionar publicamente em momentos difíceis. 

Se preferir ouvir meu artigo com comentários - clique aqui -  ou no Youtube abaixo.

Picture
​Espero que estas informações sejam úteis em seu negócio. Em oito anos na consultoria de marketing, ajudei dezenas de empresas a implementar estratégias de lançamento de produtos, relacionamento com clientes, criação de conteúdo, participação em feiras, produção de seus próprios eventos e publicações, etc.

​FICOU COM DÚVIDAS? COM VONTADE DE PERGUNTAR MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO?
CLIQUE AQUI E AGENDE UMA CONSULTORIA ONLINE COMIGO.

]]>
<![CDATA[A força da mídias digitais]]>Thu, 16 Mar 2017 20:11:31 GMThttp://marketerapia.elloconsultores.com.br/blog/a-forca-da-midias-digitais Picture
 Acabo de confirmar no presencial que as mídias digitais dão resultado.

Como eu trabalho com a consultoria de marketing e também com as divulgações das feiras, muitos acham que eu apenas valorizo as ações de relacionamento presencial, o que não é verdade.

site feiras industriais, por exemplo, é uma prova de quanto à presença digital é importante para fortalecer o relacionamento presencial.

E comprovei esta tese, nos últimos dias visitando clientes, ao receber feedbacks positivos dos meus vídeos e artigos, mesmo que as pessoas nas redes digitais, não estejam curtindo e compartilhando, mas estão lendo, vendo ou ouvindo minhas idéias, e o melhor! Estão gostando e concordando, prova de que o digital realmente funciona!

E conversando presencialmente pude ter a certeza de que estou no caminho correto, na defesa de que o investimento em feiras, eventos e vendas presenciais são complementadas pela produção de conteúdo digital: artigos, informes técnicos, vídeos e disseminados por e-mail e redes sociais, enfim ações complementares.

A questão a ser pensada e discutida é quanto se deve dedicar de tempo e dinheiro em cada estratégia. Qual o meio é o mais adequado a realidade da empresa, do mercado e principalmente da pessoa a ser alcançada, já que negócios são feito por pessoas e para pessoas.

Mais reflexões sobre este tema estão nos artigos:


Enfim, se eu ainda não te visitei. Convide-me para um café e vamos conversar sobre estratégias de comunicação.


Abraços,

​Espero que estas informações sejam úteis em seu negócio. Em oito anos na consultoria de marketing, ajudei dezenas de empresas a implementar estratégias de lançamento de produtos, relacionamento com clientes, criação de conteúdo, participação em feiras, produção de seus próprios eventos e publicações, etc.

​FICOU COM DÚVIDAS? COM VONTADE DE PERGUNTAR MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO?
CLIQUE AQUI E AGENDE UMA CONSULTORIA ONLINE COMIGO.

]]>
<![CDATA[Presença da marca: Digital ou Presencial]]>Fri, 10 Mar 2017 12:09:57 GMThttp://marketerapia.elloconsultores.com.br/blog/presenca-da-marca-digital-ou-presencialEm reunião com um cliente dialogamos muito sobre anular o investimento em mídias presenciais, como Feiras Industriais, para ficar somente com a presença digital.

Ouça o áudio que reflito um pouco como dividir o budget do marketing para as duas áreas.

​Aproveite e entre na discussão e deixe seu comentário.
]]>